Terá ficado desiludido se esperou pelo início desta semana para beneficiar da baixa de quatro cêntimos no litro da gasolina, e de 1,5 cêntimos para o gasóleo.
O Governo aproveitou esta baixa para voltar a actualizar a taxa de carbono: a portaria que entrou esta segunda-feira em vigor, aumentou para 74,429 euros/tonelada de dióxido de carbono (CO2).
Significa assim que a gasolina desceu pouco mais de 2,5 cêntimos por litro enquanto o gasóleo baixou apenas 0,5 cêntimos.
À partida, o litro da gasolina simples 95 deverá fixar-se nos 1,65 euros enquanto o gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,52 euros/litro
O diploma que foi publicado domingo no Diário da República, prossegue o descongelamento da taxa, reduzindo desta forma a descida dos preços de ambos os combustíveis antecipados para esta semana.
O Executivo justifica a medida por o congelamento da actualização do adicionamento sobre as emissões de CO2 ter constituído uma "medida excepcional" de apoio às famílias e empresas.
Em causa esteve o aumento extraordinário dos preços dos produtos energéticos, para agora ser "progressivamente eliminada à medida que a evolução do mercado da energia o permitir", segundo as recomendações da Comissão Europeia.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: